Sábado – Pense por si

Novobanco vai injetar dinheiro nas imobiliárias de Luís Filipe Vieira

SÁBADO
SÁBADO 17 de julho de 2025 às 08:44
As mais lidas

O dinheiro servirá, entre outros fins, para pagar as dívidas à Autoridade Tributária relativas aos terrenos: mais de 25 milhões de euros no caso da MuscateInvest Portugal e perto de 40 milhões para a Overbrick. 

Os planos de recuperação (PER) das sociedades imobiliárias que pertenciam ao antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira - e cujas dívidas ascendem a mais de 140 milhões de euros -, fora aprovados pelo Novobanco, avança o ECO esta quinta-feira.

Luís Filipe Vieira
Luís Filipe Vieira

Em causa estão empresas como a Royal Iberia, Overbrick e MuscateInvest Portugal, sendo que a medida visa dar-lhes algum fôlego financeiro para "desbloquear" a venda de ativos imobiliários e pagar as dívidas ao banco.No âmbito dos processos de revitalização que foram aprovados pelos credores nas últimas semanas, o Novobanco – que é o maior credor das sociedades – comprometeu-se a injetar dinheiro nas empresas para suportar a atividade. Isto porque, sem dinheiro para funcionarem, estas sociedades imobiliárias não conseguem avançar para a venda dos terrenos de que são donas e que se encontram avaliados em dezenas de milhões de euros. 

O dinheiro servirá, entre outros fins, para pagar as dívidas à Autoridade Tributária relativas aos terrenos: mais de 25 milhões de euros no caso da MuscateInvest Portugal e perto de 40 milhões para a Overbrick. Os planos de recuperação esperam a venda dos terrenos em dois anos e por 90% do valor das avaliações realizadas em 2020.

Artigos Relacionados