Sábado – Pense por si

Não se esqueça: Ainda pode validar hoje as despesas no e-factura

16 de fevereiro de 2018 às 07:52
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Devido a problemas no site na noite de quinta-feira, o Fisco alargou o prazo para que os contribuintes possam validar as facturas e entregar o IVA.

Devido a problemas no site do e-factura na noite de quinta-feira – o último dia que o Fisco tinha dado para validar as despesas de 2017 –, os contribuintes têm esta sexta-feira mais um dia para as validar e entregar o IVA.

A informação foi divulgada na noite passada no Portal das Finanças. "Informa-se que foram prorrogados até amanhã, dia 16 de Fevereiro, os prazos para" a "entrega da declaração periódica de IVA relativa ao 4.º trimestre de 2017", a "comunicação e classificação das facturas" e a "comunicação do agregado familiar".

Sindicato satisfeito com alargamento do prazo

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos considerou esta sexta-feira uma "boa medida" o alargamento do prazo para a validar facturas e entregar IVA, mas salientou que é preciso investir no portal e equipamentos para que não se registem falhas.

"Esta decisão do alargamento do prazo é uma boa medida, que não causa prejuízos a ninguém. No entanto, a situação do portal é desagradável porque, apesar de o ano passado não ter acontecido, foi a excepção que confirma a regra de todos os anos existirem problemas", disse Paulo Ralha, presidente do sindicato, em declarações à agência Lusa.

O presidente do sindicato referiu que é necessário investir no portal, mas também nos equipamentos informáticos disponíveis, para evitar que se registem problemas.

"Estão em causa as despesas gerais e familiares para que as pessoas tenham acesso aos 250 euros e a maioria dos agregados familiares já superou os montantes, por isso seria apenas um nicho a ser prejudicado, mas com mais um dia já não vai acontecer", frisou.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.