Sábado – Pense por si

Motoristas da Uber rejeitam passageiros com classificações baixas

Diogo Barreto
Diogo Barreto 30 de julho de 2022 às 10:55
As mais lidas

A lei que regula a atividade de TVDE em Portugal proíbe a avaliação de passageiros, mas a mesma acontece e há motoristas que se recusam a fazer determinadas viagens.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ouviu motoristas da Uber que confirmaram recusar viagens a passageiros com "classificações baixas", avança o jornal Público.

"Foi possível concluir, através dos depoimentos dos motoristas, que apenas a Uber aplica um mecanismo que configura um processo, ainda que indireto, de avaliação dos passageiros", informou fonte oficial da AMT ao diário, revelando que a avaliação é feita a partir de parâmetros como a cortesia, o tempo de espera do motorista, bem como a segurança.

A lei que regula a atividade de TVDE em Portugal, em vigor desde 2018, proíbe expressamente "a criação e a utilização de mecanismos de avaliação de utilizadores por parte dos motoristas de TVDE ou dos operadores de plataformas eletrónicas".

A Uber argumenta que as avaliações são feitas à viagem e não ao passageiro e lembra que Portugal é o único país onde não se permite a avaliação do passageiro pelo motorista

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro