Sábado – Pense por si

Mercado já vê taxas Euribor acima de 3,4% em meados de 2023

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 28 de setembro de 2022 às 20:00

A incerteza alta sobre uma economia em turbulência está a dificultar a tarefa de prever onde vai terminar este ciclo de subidas das taxas de juro. Expectativas têm sido revistas à velocidade da luz.

No início de junho, a previsão do mercado para a evolução das taxas Euribor – que servem de indexante nos empréstimos bancários a famílias e a empresas – era de que a Euribor a 12 meses chegasse a 1,05% em setembro e a 1,7% em junho de 2023. No final de agosto, a expectativa no mercado para a Euribor a 12 meses daí a um ano já estava em 2,23%. Ontem, os contratos de futuros sinalizavam onde o mercado espera que estejam em meados do próximo ano: 3,45%. A subida abrupta das taxas de juro na zona euro – e nos Estados Unidos – está a surpreender os investidores, gestores de activos e os economistas, que no meio da incerteza alta veem dificultada a tarefa de fazer previsões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.