Sábado – Pense por si

Inflação em Portugal escala para 9,3%, o valor mais alto desde 1992

A inflação em território nacional escalou para o valor mais alto desde 1992, subindo 0,4 pontos percentuais face ao verificado em agosto. Em setembro, a estimativa rápida aponta para 9,3%.

A inflação em Portugal chegou aos 9,3% em setembro, em termos homólogos, o valor mais elevado desde outubro de 1992, uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao valor verificado em agosto.

"A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,3% em setembro, uma taxa superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde outubro de 1992", revela a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica ainda que a taxa de inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 6,9%, depois de ter sido de 6,5% no mês anterior, o mais elevado desde fevereiro de 1994.

Já relativamente aos produtos energéticos, a estimativa rápida do INE aponta para uma taxa inferior em 1,8 p.p. face a agosto, que se fixa em 22,2%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite a comparação com outros Estados-membros da União Europeia terá registado uma variação homóloga de 9,8%, superior em 0,5 p.p. ao valor do mês anterior.

Artigos Relacionados

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.