Sábado – Pense por si

Impedir folgas ao fim de semana: "Empresas estão a atentar contra direitos das crianças e dos pais"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 17 de agosto de 2021 às 08:00

Lojas de centros comerciais avançam para tribunal contra mães trabalhadoras que querem folgar ao fim de semana e ter um horário mais flexível. Processos raramente dão razão a empregadores.

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras de centros comerciais estão a ver os seus empregadores cercear-lhes o direito de terem um horário reduzido por serem pais de crianças menores de 12 anos. Lojas que veem associações a dar razão aos trabalhadores têm vindo a recorrer a tribunais para que revertam os pareceres. CGTP considera que empresas estão a "atentar contra direitos das crianças e dos pais".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.