A Meta, dona do Facebook e Instagram, também já tinha anunciado o fim de acesso a notícias através da sua plataforma para todos os utilizadores canadianos.
"Informamos o governo que, quando a lei entrar em vigor, infelizmente teremos que removerlinkpara notícias canadianas dos nosso produtosSearch,NewseDiscoverno Canadá", avançou o motor de pesquisa referindo ainda que considera "importante ser transparente com os editores canadianos e os utilizadores o mais cedo possível".
Também a Meta, dona do Facebook e Instagram, tinha anunciado o fim de acesso a notícias através da sua plataforma para todos os utilizadores que estejam no Canadá após a aprovação da lei C-18, conhecida como Lei das Notícias Online, que aconteceu na semana passada.
Este parece ser o fim de uma disputa entre as plataformas de tecnologia e os meios de comunicação, que durou anos, sobre como a receita gerada pela publicidade deve ser dividida, numa tentativa de que as gigantes tecnológicas não dominem totalmente o mercado da publicidade online.
A Google considera que o "impostolink" vai contra a premissa da utilização da internet uma vez que impede as empresas de compartilharemlinkssem aumentarem os seus custos.
Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, já tinha referido anteriormente que as empresas estavam a utilizar a tática do mais forte para evitar pagar por notícias e defendeu que "o facto desses gigantes tecnológicos preferirem cortar o acesso dos canadianos às notícias locais do que pagar a sua parte justa é um problema real". O líder canadiano avisou ainda que as "táticas de intimidação" não iriam resultar.
Em 2021 uma medida semelhante foi aprovada na Austrália e a resposta da Meta e do Google foi parecida, ambos ameaçaram retirar-se. A Meta acabou até por fechar o seufeedde notícias temporariamente, no entanto, ambas acabaram por estabelecer acordos com os meios de comunicação para o pagamento de publicidade.
Também na Califórnia está a ser discutida a implementação de uma "taxa de uso de jornalismo". O projeto de lei refere que a partilha das receitas publicitárias pode ser uma "tábua de salvação" para os meios de comunicação locais.
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