A Meta, dona do Facebook e Instagram, também já tinha anunciado o fim de acesso a notícias através da sua plataforma para todos os utilizadores canadianos.
"Informamos o governo que, quando a lei entrar em vigor, infelizmente teremos que removerlinkpara notícias canadianas dos nosso produtosSearch,NewseDiscoverno Canadá", avançou o motor de pesquisa referindo ainda que considera "importante ser transparente com os editores canadianos e os utilizadores o mais cedo possível".
Também a Meta, dona do Facebook e Instagram, tinha anunciado o fim de acesso a notícias através da sua plataforma para todos os utilizadores que estejam no Canadá após a aprovação da lei C-18, conhecida como Lei das Notícias Online, que aconteceu na semana passada.
Este parece ser o fim de uma disputa entre as plataformas de tecnologia e os meios de comunicação, que durou anos, sobre como a receita gerada pela publicidade deve ser dividida, numa tentativa de que as gigantes tecnológicas não dominem totalmente o mercado da publicidade online.
A Google considera que o "impostolink" vai contra a premissa da utilização da internet uma vez que impede as empresas de compartilharemlinkssem aumentarem os seus custos.
Justin Trudeau, primeiro-ministro canadiano, já tinha referido anteriormente que as empresas estavam a utilizar a tática do mais forte para evitar pagar por notícias e defendeu que "o facto desses gigantes tecnológicos preferirem cortar o acesso dos canadianos às notícias locais do que pagar a sua parte justa é um problema real". O líder canadiano avisou ainda que as "táticas de intimidação" não iriam resultar.
Em 2021 uma medida semelhante foi aprovada na Austrália e a resposta da Meta e do Google foi parecida, ambos ameaçaram retirar-se. A Meta acabou até por fechar o seufeedde notícias temporariamente, no entanto, ambas acabaram por estabelecer acordos com os meios de comunicação para o pagamento de publicidade.
Também na Califórnia está a ser discutida a implementação de uma "taxa de uso de jornalismo". O projeto de lei refere que a partilha das receitas publicitárias pode ser uma "tábua de salvação" para os meios de comunicação locais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.