Sábado – Pense por si

Fiadores em risco de perderem a casa

Raquel Lito
Raquel Lito 18 de novembro de 2018 às 13:06

São 15 anos de pesadelos, noites mal dormidas e a ser bombardeada com notificações do banco e ameaças de penhora. O fantasma da execução ao património de Maria Fernandes - já de si escasso - persegue-a desde 2003, um ano depois de ter assinado uma escritura.

São 15 anos de pesadelos, noites mal dormidas e a ser bombardeada com notificações do banco e ameaças de penhora. O fantasma da execução ao património de Maria Fernandes - já de si escasso - persegue-a desde 2003, um ano depois de ter assinado uma escritura. Maria é fiadora, amarrada ao crédito à habitação dos tios, perto de Coimbra. Tantas vezes falham sem razão aparente, como a dívida e os juros crescem, implacáveis, para 95 mil euros, mais 7 mil que o valor inicial do empréstimo. "Tudo isto causou-me instabilidade emocional. Isolei-me, com receio do presente e do futuro", queixa-se àSÁBADO, enquanto folheia a pilha de dívidas arquivadas num dossiê.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.