
Dos Açores à Madeira: as ilhas atlânticas portuguesas
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
A moção de censura apresentada pelo Chega foi aprovada com votos favoráveis do PS, JPP, PAN e IL. Agora a bola está do lado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A bloquista acrescentou que o PSD não incluiu a Madeira "no plano nacional de combate a incêndios, o que quer dizer que nem podem ser acionados meios nacionais de forma imediata".
O incêndio rural na ilha da Madeira esteve ativo durante duas semanas. Na segunda-feira, as autoridades declararam o incêndio "totalmente extinto".
Marco Lobato, vogal do conselho de administração do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, garantiu que não existem "nem focos de incêndio, nem pontos quentes".
"São cerca de 36 famílias, o levantamento está a ser feito", explicou Miguel Albuquerque.
Segundo o o comandante regional da Proteção Civil, António Nunes., os operacionais continuam ainda no terreno para controlar a situação e evitar os reacendimentos.
De acordo com o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, existe ainda um dos flancos ativo, mais ou menos como na quinta-feira, sem grandes desenvolvimentos e de forma moderada.
Esta manhã, foi anunciado que os dois aviões Canadair de combate a incêndios pedidos pelo Governo português à UE, no âmbito da ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, chegam hoje à Madeira.
O combate às chamas, que lavram há oito dias, tem sido dificultado pelo vento, agora mais reduzido, e pelas temperaturas elevadas, mas não há registo de destruição de casas e infraestruturas essenciais.
O SNPC considera "inadmissível" que o incêndio continue ativo e se tenha intensificado, após uma semana, o que considerou revelar "uma clara falta de liderança e competência por parte daqueles que deveriam zelar pela segurança e bem-estar" da comunidade.
Um meio aéreo de combate único "perde eficácia" num fogo de difícil acesso a meios terrestres e com várias frentes porque as chamas progridem enquanto reabastece, aponta especialista.
De acordo com António Nunes, os operacionais estão a tentar conter a progressão para sítios mais problemáticos, encontrando-se no local 11 operacionais, com o apoio de cinco meios.
A ANA - Aeroportos de Portugal confirmou que o Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo "enfrentou, nos últimos dias, constrangimentos na operação aeroportuária, atrasos e cancelamentos de voos com impacto nos passageiros", devido ao mau tempo.
Às 09h00 desta terça-feira, o combate envolvia, no total, 74 bombeiros e 21 veículos.
De acordo com o presidente da Câmara de Lobos, durante o dia de hoje vai ser reavaliado o regresso das pessoas às suas casas na Fajã das Galinhas.