O encontro era apontado como decisivo para um acordo sobre o programa de assistência à Grécia, que termina no final do mês, mas "lamentavelmente" não há acordo à vista
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse esta quinta-feira ao fim da tarde, no Luxemburgo, que "não há ainda qualquer acordo à vista" com a Grécia, pois, "lamentavelmente", foram muito poucos os progressos registados nas negociações entre Atenas e as instituições.
A reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro terminou sem qualquer acordo nem avanços nas negociações entre a Grécia e os seus parceiros e credores. A discussão a discussão durou apenas uma hora durante a qual Yanis Varoufakis, o ministro grego das Finanças, falou durante 30 minutos.
Falando no final de uma reunião do Eurogrupo, dominada pelo impasse nas negociações com a Grécia, Dijsselbloem apontou que "resta pouco tempo", pois o actual programa de assistência à Grécia expira a 30 de Junho, mas disse que "ainda é possível alcançar um acordo", desde que a Grécia apresente, finalmente, propostas consideradas "credíveis" pelos seus parceiros e credores, o que não sucedeu também hoje, dia 18.
Segundo o presidente do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "a bola está do lado da Grécia" e é às autoridades gregas que cabe "apresentar novas propostas nos próximos dias", mas que devem ser "credíveis" e no quadro do acordo estabelecido entre Atenas e os seus parceiros no Eurogrupo de 20 de Fevereiro, quando foi decidido prolongar o programa à Grécia por mais quatro meses, que estão prestes a chegar ao fim.
Cimeira urgente do euro marcada para dia 22 Entretanto, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro para a próxima segunda-feira, para uma discussão urgente sobre a Grécia ao mais alto nível.
"À luz do desfecho da reunião de hoje do Eurogrupo, decidi convocar uma cimeira do euro para segunda-feira, 22 de Junho, às 19h. É altura de discutir urgentemente a situação da Grécia ao mais alto nível político", anunciou Tusk.
Eurogrupo termina reunião sem decisão sobre a Grécia
Eurogrupo termina reunião sem decisão sobre a Grécia
Eurogrupo termina reunião sem decisão sobre a Grécia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.