Sábado – Pense por si

Está a comer mais piza congelada?

Ana Taborda
Ana Taborda 23 de abril de 2025 às 23:00

Pode ser sinal de que vem aí uma crise económica – sobretudo se, a par disso, tiver reduzido a ida a restaurantes. Em tempos de incerteza, também se vendem mais latas de sardinhas.

Sabe o que pode fazer aumentar o consumo de pizas congeladas premium – e portanto mais caras do que as habituais? Uma recessão económica iminente. Parece-lhe estranho pagar mais por uma piza em tempos difíceis? Não é inédito: durante a Grande Recessão de 2009, que se seguiu à crise financeira do subprime, o consumo subiu; aconteceu o mesmo em 2020, com a pandemia (o mercado americano de pizas passou a valer 5,8 mil milhões de euros, mais 14% do que em 2019). Em 2022, ano de inflação alta, a tendência foi a mesma. O que explica esta realidade? O chamado fenómeno de substituição, que acontece em momentos de incerteza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.