Sábado – Pense por si

Está a comer mais piza congelada?

Ana Taborda
Ana Taborda 23 de abril de 2025 às 23:00

Pode ser sinal de que vem aí uma crise económica – sobretudo se, a par disso, tiver reduzido a ida a restaurantes. Em tempos de incerteza, também se vendem mais latas de sardinhas.

Sabe o que pode fazer aumentar o consumo de pizas congeladas premium – e portanto mais caras do que as habituais? Uma recessão económica iminente. Parece-lhe estranho pagar mais por uma piza em tempos difíceis? Não é inédito: durante a Grande Recessão de 2009, que se seguiu à crise financeira do subprime, o consumo subiu; aconteceu o mesmo em 2020, com a pandemia (o mercado americano de pizas passou a valer 5,8 mil milhões de euros, mais 14% do que em 2019). Em 2022, ano de inflação alta, a tendência foi a mesma. O que explica esta realidade? O chamado fenómeno de substituição, que acontece em momentos de incerteza.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.