Sábado – Pense por si

EDP propõe dividendo de 19 cêntimos por acção

02 de março de 2017 às 22:06
As mais lidas

O presidente executivo da EDP, António Mexia, garante que a energética vai propor na assembleia-geral de accionistas um dividendo de 19 cêntimos por ação relativo ao exercício de 2016

O presidente executivo da EDP, António Mexia, garante que a energética vai propor na assembleia-geral de accionistas um dividendo de 19 cêntimos por ação relativo ao exercício de 2016, um acréscimo de 3% face à remuneração do ano anterior.

António Mexia realçou que o valor a propor - 19 cêntimos - será o que estava planeado, acima dos 18,5 pagos em 2015, e que representa um 'payout' de 72% sobre o resultado líquido.

Em frente às instalações da EDP, em Lisboa, cerca de meia centena de trabalhadores e delegados sindicais concentraram-se para "apresentar o outro lado dos números", realçando que "a empresa teve nos últimos cinco anos 6.000 milhões euros de resultados líquidos".
"Os acionistas receberam 3.000 milhões de euros e as tabelas salariais foram atualizadas abaixo dos 2%", criticou Rogério Silva, coordenador da Fiequimetal - Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (CGTP-IN).
O sindicalista referiu que continuam a decorrer as negociações para a atualização salarial em 2017, afirmando que "a EDP tem em cima da mesa uma proposta de [aumento] de 0,7%, um valor miserável para as condições e lucros da empresa", quando foi pedido um aumento mínimo de 4%, garantindo que "cada trabalhador receba pelo menos mais 40 euros".
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.