Sábado – Pense por si

Deutsche Bank cai mais 8% e acções situam-se abaixo dos 10 euros

30 de setembro de 2016 às 10:02
As mais lidas

As acções do Deutsche Bank afundaram mais de 8% na Bolsa de Frankfurt e desceram pela primeira vez para níveis abaixo dos 10 euros, pressionadas pelos debates acerca da actual situação da instituição. Estes valores representam mínimos históricos e "genuinamente preocupantes"

As acções do Deutsche Bank caíram mais de 8% na Bolsa de Frankfurt e desceram pela primeira vez para níveis abaixo dos 10 euros, pressionadas pelos debates acerca da actual situação da instituição.

Segundo analistas citados pela Efe, a queda dos 'papéis' do maior banco alemão deve-se a informações difundidas pela agência Bloomberg que afirmam que alguns fundos de capital de risco estão a retirar capital da instituição. Entre os cerca de 10 fundos que recuaram, apura a Bloomberg, constam a Millennium Partners, Capula Investment Management e Rokos Capital Management.

A cotação do Deutsche Bank já caiu 58% desde o início do ano. Os últimos tempos têm sido especialmente duros devido aos receios sobre a solvabilidade financeira da instituição, que foram agravados após o Departamento de Justiça dos EUA ter multado a instituição com uma coima de 12, 5 mil milhões de euros. Entre o coro de preocupação consta o líder do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que está "genuinamente preocupado" com a situação que disse ser "prejudicial e arriscada para a estabilidade financeira" mundial.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.