Governo prepara apoio à mini-geração fotovoltaica para famílias
Novo incentivo à produção descentralizada de eletricidade deverá funcionar através de vouchers e será autónomo face ao programa E-Lar, focado na eficiência energética.
Novo incentivo à produção descentralizada de eletricidade deverá funcionar através de vouchers e será autónomo face ao programa E-Lar, focado na eficiência energética.
Não faltam mordomias: piscinas aquecidas, spas, segurança 24 horas. As mensalidades dos condomínios disparam na mesma medida, até aos €3.000, que poucos portugueses podem pagar. Brasileiros e norte-americanos dominam a procura. E há quem viva em antigos cinemas e sedes de jornais, convertidos em habitação de luxo com concierges.
O programa pretende garantir que, no caso de novos incidentes elétricos graves, as infraestruturas críticas consigam manter operações básicas.
Apanhámo-lo no final da sua 29ª missão no continente gelado, antes de embarcar numa longa viagem até casa, no Rio de Janeiro. Viciado nas maravilhas científicas deste pedaço de terra, não se deixa afetar pelas condições extremas em que trabalha há 35 anos
Está por dias o fim dos 60 milhões que o Governo tem disponíveis para a segunda fase do E-Lar, mas a ministra da Energia garante que a terceira fase está a caminho. Os fundos já não vêm do PRR, mas continuam a vir de Bruxelas, ainda que possam ter de ser adiantados pelo Governo.
Em causa o projeto da central solar Sophia, na Beira Baixa.
O homem que se despenhou de mais de 3.000 metros de altura, os perigos das avalanches e tempestades, o bacalhau, a aspirina ou a praga dos “turistas-alpinistas". João Garcia contou, em livro, as suas aventuras na subida até aos 8.611 metros do K2.
APREN diz que energia solar impulsionou aumento de 21% na produção nacional em setembro e alerta para carga fiscal que trava investimento no setor.
Relatório conclui que os recifes de coral de águas quentes, dos quais dependem quase mil milhões de pessoas e um quarto de toda a vida marinha, estão a ultrapassar o ponto de inflexão e está a acontecer uma mortandade generalizada.
A Zero pede a "revisão das prioridades nos transportes e mais verbas para uma efetiva redução de emissões", considerando "positivo não se financiar projetos associados a combustíveis fósseis".
Investigadores salientam que apenas um minuto antes do apagão foram observadas "interrupções na geração no sul de Espanha, o que levou a um aumento da tensão nos dois países afetados".
O projeto prevê atender 750 mil pessoas, que serão distribuídas em 4.000 unidades habitacionais temporárias correspondentes ao número de famílias contempladas.
As cadeias de supermercados e as grandes superfícies comerciais valem mais de metade dos postos de carregamento de carros espalhados por Portugal. Continuarão todas a instalar postos – o incentivo é o negócio, mas não só.
O climatologista avisa que os fenómenos extremos, como em Valência, vão ser mais frequentes. Apesar de não estar perto o fim do mundo, Portugal irá sofrer especialmente com as alterações climáticas.
O jornalista escreve sobre o aquecimento global há 15 anos e quer mudar a forma como vemos as temperaturas altas – que matam 489 mil pessoas por ano. Mas recusa que estejamos condenados.
A investigadora da Universidade de Oxford estuda as alterações climáticas através de dados estatísticos e está otimista: é possível tornar o planeta sustentável nesta geração.