Sábado – Pense por si

Contribuintes entregaram 888 mil declarações de IRS

04 de abril de 2019 às 20:40
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Dados são referentes a declarações entregues até às 17h30, sendo que, do valor total, "cerca de metade, 433.165 declarações, foram entregues através da funcionalidade IRS Automático".

O número de declarações de IRS entregues nos quatro primeiros dias do prazo foi de 888.528, indicou esta quinta-feira fonte oficial do Ministério das Finanças.

Os dados são referentes a declarações entregues até às 17:30 de hoje, sendo que, do valor total, "cerca de metade, 433.165 declarações, foram entregues através da funcionalidade IRS Automático", indica a mesma fonte.

O prazo para a entrega do IRS iniciou-se na segunda-feira, dia 01 de abril, e termina em 30 de junho, sendo este o primeiro ano em que os contribuintes dispõem de três meses para cumprir esta obrigação declarativa.

No ano passado, o Portal das Finanças registou a entrada de mais de 5,7 milhões de declarações, número que supera o de agregados pelo facto de englobar também todas as declarações de substituição.

Os últimos dados estatísticos oficiais disponíveis referem-se a 2016 e indicam que, relativamente aos rendimentos obtidos nesse ano, foram cerca de 5,1 milhões os agregados que entregaram declaração.

O IRS automático abrange este ano 3,2 milhões de pessoas. No ano passado este automatismo estava disponível para três milhões de agregados, tendo sido usado por 2,1 milhões.

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?