NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Já quem tenha investido através da plataforma de trading da Revolut e tenha recebido mais-valias da venda de títulos ou dividendos tem de comunicá-los às Finanças.
Os contribuintes com contas de pagamento na plataforma digitalRevolutcontinuam a não ter de as inscrever na declaração deIRSrelativa aos rendimentos de 2019 já que, no ano passado, esta entidade não operou como instituição de crédito.
Numa nota informativa enviada aos mais de 400 mil utilizadores que refere ter em Portugal, a Revolut assinala ter recebido da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a garantia de que se mantém válido e atual o esclarecimento feito no ano passado sobre as contas nesta plataforma digital, segundo a qual não tendo "operado como instituição de crédito/banco, as respetivas contas são contas de pagamento e, como tal, os contribuintes detentores das mesmas não estarão obrigados a declará-las no Anexo J da Declaração Modelo 3 do IRS".
Já quem tenha investido através da plataforma de 'trading' da Revolut e tenha recebido mais-valias da venda de títulos ou dividendos tem de comunicá-los na declaração de IRS, uma vez que, como adianta a nota aos clientes, "estes lucros poderão estar sujeitos a tributação de acordo com as regras de impostos nacionais".
No ano passado e perante as dúvidas geradas em torno das contas em plataformas digitais como a Revolut, a AT publicou um ofício em que explica que a obrigação de identificar as contas no Anexo J da declaração do IRS não tem qualquer impacto na liquidação do imposto, acrescentando depois que esta obrigação, tal como decorre da lei, abrange expressamente "'contas de depósitos ou de títulos', pelo que contas de outra natureza, nomeadamente as contas de pagamento não estão abrangidas".
Quem esteja obrigado a declarar as contas de depósito ou de títulos numa instituição financeira não residente, para mero efeito de identificação, e tenha já entregue a declaração do IRS sem o ter feito, a AT esclarece que deve "proceder à entrega de declaração de substituição até ao final do prazo legal", ou seja, até ao dia 30 de junho, sem qualquer penalidade.
O prazo para a entrega da declaração do IRS arrancou em 01 de abril e prolonga-se até ao final de junho.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.