Sábado – Pense por si

Confirmado aumento do salário mínimo para 600 euros

Conselho de Ministros aprovou o aumento do salário mínimo nacional, com entrada em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o aumento do salário mínimo nacional para 600 euros, com entrada em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

"Em cumprimento do disposto no seu programa, o Governo conclui a trajectória de revalorização da RMMG [Remuneração Mínima Mensal garantida], que, de modo gradual, em diálogo permanente com os parceiros sociais e no quadro de uma monitorização regular de impactos, teve um primeiro aumento de 505 euros para 530 euros em 2016, seguido de um aumento para 557 euros em 2017 e para 580 euros em 2018", refere o comunicado divulgado.

Segundo o documento, estima-se que a actualização do salário mínimo para os 600 euros beneficiará "mais de 750 mil trabalhadores".

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.