Centeno diz que Eurogrupo foi construtivo quanto a OE nacional

Lusa 05 de dezembro de 2016
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 4 a 10 de março
As mais lidas

"A posição do Eurogrupo face ao orçamento português foi muito construtiva e positiva", disse Centeno, que hoje debateu com os seus homólogos da zona euro o projecto orçamental português

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou hoje, em Bruxelas, que os seus parceiros da zona euro têm uma posição "construtiva" sobre o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), mas admitiu haver "metas muito exigentes".

Pedro Catarino/CM
"A posição do Eurogrupo face ao orçamento português foi muito construtiva e positiva", disse Centeno, que hoje debateu com os seus homólogos da zona euro o projecto orçamental português para o próximo ano e que teve por base os pareceres adoptados pela Comissão Europeia em 16 de Novembro passado.

Mário Centeno indicou também, em declarações aos jornalistas, que "Portugal tem neste momento um conjunto de indicadores económicos muito positivos que vêm em crescendo, em aceleração desde o início do ano", mas que não é totalmente reflectido nesta avaliação do Eurogrupo.

"Continuaremos a trabalhar no compromisso de atingir as metas orçamentais estabelecidas no início do ano,", salientou o responsável pelas Finanças.

"Temos um Orçamento que está aprovado pela Assembleia da República e que tem de novo metas muito exigentes para todos mas cujo cumprimento é essencial", adiantou.

O Eurogrupo concordou hoje com a avaliação da Comissão Europeia de que o OE2017 está em risco de incumprimento com os requisitos do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), mas que o desvio face à trajectória recomendada é ligeiro.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais