Sábado – Pense por si

Banco de Portugal suspende Money One e Transfex

As duas empresas de pagamentos foram obrigadas a parar com todas as operações financeiras por suspeita de branqueamento de capitais. Cinco pessoas foram detidas

O Banco de Portugal informou hoje que suspendeu todas as operações financeiras da Money One – Sociedade de Pagamentos e Câmbios, e da Transfex – Instituição de Pagamentos, por estas duas casas de câmbio indiciarem estar a realizar operações de branqueamento de capitais.

A Money One e a Transfex estão "a ser utilizadas por pessoas, direta ou indiretamente relacionadas com as estruturas acionistas e/ou de gestão daquelas entidades, para a circulação de fundos provenientes de origem ilícita, com o objetivo de, assim, se assegurar a integração dos mesmos no sistema financeiro e o seu subsequente branqueamento", refere hoje uma nota publicada na página da internet do Banco de Portugal.

Tendo presente esta situação, e com o propósito de "serem salvaguardados os interesses dos utilizadores dos serviços de pagamento ou de outros serviços financeiros disponibilizados por aquelas duas instituições de pagamento", o Banco de Portugal impôs, a 21 de Abril, a suspensão integral de "quaisquer operações", isto é, de "envios de fundos do e para o exterior, operações de câmbio manual ou quaisquer outras".

A Polícia Judiciária deteve, entretanto, cinco pessoas no âmbito do caso de suspeitas de branqueamente de capitais, confirmou a Renascença.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.