Sábado – Pense por si

Aumentos do salário mínimo explicam 38% da subida do salário médio

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 28 de janeiro de 2022 às 20:00

Tese defendida na Nova SBE, orientada por Pedro Portugal, conclui que subidas do salário mínimo levaram a aumentos nos salários até 40% acima do mínimo, reduziram a desigualdade – e beneficiaram mais as mulheres.

O ano começou com a notícia de aumentos para os trabalhadores das grandes cadeias de comércio em Portugal: Pingo Doce, Lidl, IKEA e Continente Modelo são exemplos de grupos que aumentaram o salário de entrada acima do salário mínimo. Em quase todos os anos os salários de entrada nestes negócios – que andam agora à volta de 750 euros, acima dos 705 euros do salário mínimo nacional – têm vindo a aumentar, fugindo do salário mínimo que subiu oito vezes seguidas (40% em termos nominais) entre 2015 e este ano.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?