O aumento do salário mínimo nacional, que atualmente é de 600 euros, foi aprovado em Conselho de Ministros na semana passada, numa medida que o Governo estima que possa abranger 720 mil trabalhadores.
O decreto lei que estabelece o aumento dosalário mínimo nacionalpara 635 euros em 2020 foi esta quinta-feira publicado em Diário da República para entrada em vigor a 1 de janeiro.
O aumento do salário mínimo nacional, que atualmente é de 600 euros, para 635 euros em 2020 foi aprovado em Conselho de Ministros na semana passada, numa medida que o Governo estima que possa abranger 720 mil trabalhadores.
Antes da aprovação, a proposta do executivo foi apresentada em sede de concertação social, mas não mereceu o acordo dos parceiros sociais.
O diploma foi promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse considerar "uma solução razoável, a pensar na economia e na sociedade portuguesa".
O programa do novo governo de António Costa prevê a criação de condições para aprofundar a trajetória plurianual de atualização real do salário mínimo nacional, "de forma faseada, previsível e sustentada, evoluindo em cada ano em função da dinâmica do emprego e do crescimento económico", com o objetivo de atingir os 750 euros em 2023.
Aumento do salário mínimo para os 635 euros promulgado em DR
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
“Majestade, se for possível afogar os 6 ou 7 milhões de judeus no Mar Negro não levanto qualquer objecção. Mas se isso não é possível, temos de deixá-los viver”.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.