Sábado – Pense por si

As grandes despesas e receitas: do isolamento profilático aos fundos europeus

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 13 de outubro de 2020 às 07:08

Parcela das grandes receitas mostra quebras no IVA da eletricidade ou nas portagens. Do lado da despesa entram parcelas de combate à pandemia e de digitalização das escolas.

O Governo prevê gastar mais de três mil milhões de euros com as principais despesas orçamentais de 2021. Medidas condicionadas pela pandemia e a recuperação da crise económica provocada por ela. Assim, entre as principais despesas estão as medidas de apoio ao emprego (965 milhões de euros) e com o novo apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores (450 milhões de euros). Do lado da receita contam-se perdas na redução do IVA da eletricidade (menos 150 milhões) ou a alteração na retenção da fonte de IRS que deve render aos cofres do Estado menos 200 milhões de euros, que vão ser deixados no rendimento das famílias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres