No caso da Eupago, que se apresenta como “líder nacional” no setor de pagamentos eletrónicos, “cerca de um milhão de euros em transações de comerciantes” da “fintech” não foram processados.
Esta terça-feira, 16 de abril, por volta da hora de almoço, a SIBS comunicou que os utilizadores do MB Way "poderão estar a sentir alguma instabilidade na realização de algumas operações como pagamentos e transferências devido a alguns constrangimentos técnicos".
Responsável pelos sistemas de pagamento domésticos, aos quais acedem emitentes e adquirentes de cartões, a SIBS referia que a sua equipa estava a trabalhar "por forma a ultrapassar os constrangimentos com a maior brevidade possível".
Contactada a Eupago, que se apresenta como "líder nacional" no setor de pagamentos eletrónicos, o co-CEO revelou ao Negócios que "os constrangimentos começaram a sentir-se por volta das 10 horas, sendo que foram sentidos com maior impacto por volta das 12h30".
"Esses problemas técnicos afetaram os utilizadores tanto no online como no físico, segundo vários relatos que nos foram chegando", afirmou Telmo Santos, adiantando que o serviço "foi afetado em cerca de 70% das transações deste meio de pagamento" no período indicado.
"Se num dia normal a taxa de conversão é de cerca de 85%, no período indicado foi de cerca de 15%", sinalizou. Assim, "é possível afirmar que cerca de um milhão de euros em transações de comerciantes da Eupago não foram processados", lamentou.
"Mas estimamos que conseguimos recuperar 10% das perdas por termos serviço de ‘failover’", rematou Telmo Santos, referindo-se ao facto de a Eupago ter serviços que permitem repetir pedidos de pagamento que ficam pendentes, sejam por motivos técnicos ou por quebra no impulso do comprador.
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