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António Mariano, o homem que quer dominar os portos

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 22 de novembro de 2018 às 15:18

António Mariano lidera o aguerrido – ou agressivo, segundo os críticos – SEAL e está numa batalha por influência em todo o País.

Em Junho, depois de meses de negociações, o sindicato que controla osestivadoresdo porto de Lisboa assinou um acordo: um aumento salarial de 4% este ano, com retroactivos a Janeiro, e um novo aumento de 1,5% em 2019. Para os trabalhadores, que aprovaram o acordo em plenário, era o primeiro aumento desde 2010. Para as empresas que exploram a concessão na capital era uma garantia de paz social num porto que assistiu a mais de uma centena de pré-avisos de greve na última década. Duas semanas depois apareceu um novo pré-aviso de greve de um dia, marcado pelo sindicato. O motivo não está em Lisboa, mas numa batalha a 300 quilómetros de distância, naquele que se tornou o maior porto nacional: Leixões.

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