Sábado – Pense por si

Teletrabalho vence o escritório

Raquel Lito
Raquel Lito 30 de agosto de 2021 às 08:00

Ligam-se a partir de casa ou vão para a Madeira e assinam contratos digitalmente. Nos EUA, há quem pense em se despedir se tiver de voltar ao modelo antigo.

Trabalha a partir de casa, no Estoril, mas o patrão está longe, muito longe: a quase três horas de voo, em Dublin, na Irlanda. O desafio remoto implica que Filipa Martinho, de 40 anos, cumpra os fusos horários, domine o inglês e as ferramentas tecnológicas de comunicação interna e gestão de projetos. Às 9h15 desta segunda-feira, dia 23, já a consultora tinha recebido 20 emails de boas-vindas, enviados por colegas da Irlanda, Reino Unido, Polónia e Chipre. O ritual de onboarding (integração), no primeiro dia de trabalho numa empresa de insurtech (sistemas digitais para seguradoras), prosseguiu com reuniões à distância: primeiro com Nic, responsável de produto que falava de Londres; depois com outra chefia, Veronique (10h30, Londres); com a colega Sarah (13h30, Irlanda); e, por fim, com a sua equipa (15 pessoas via Microsoft Teams).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.