NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O salário mais baixo da EDP, que tem cerca de 6.000 trabalhadores, é de 1.000 euros.
Os trabalhadores da EDP marcaram uma greve nacional para dia 20, para contestar a proposta de aumentos salariais de 0,2% apresentada pela empresa, anunciou hoje fonte sindical.
"Na reunião negocial de ontem, a administração da EDP apresentou uma proposta de aumento 0,2% para todos os trabalhadores, realçando que está disponível para fazer uma majoração nas bases remuneratórias mais baixas da tabela salarial. Esta proposta é inaceitável porque está longe do respeito, da dignificação e da valorização que os trabalhadores das empresas do Grupo EDP merecem", disse à agência Lusa Joaquim Gervásio, dirigente da Fiequimetal.
A Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal) emitiu na segunda-feira um pré-aviso de greve para 20 de abril, depois de ter feito, na semana passada, plenários de trabalhadores por todo o país.
Os plenários decorrem ainda esta semana e, segundo Joaquim Gervásio, os trabalhadores têm manifestado grande descontentamento e disponibilidade para a luta.
"Temos desafiado todos os trabalhadores a participarem na greve, independentemente da sua filiação sindical, pois a unidade é muito importante para o resultado desta luta", disse o sindicalista.
Tendo em conta a proposta da empresa, a Fiquimetal manteve a sua proposta de aumentos salariais de 90 euros por trabalhador.
O salário mais baixo da EDP, que tem cerca de 6.000 trabalhadores, é de 1.000 euros.
A Fiequimetal marcou ainda uma ação de protesto para quarta-feira, no âmbito da qual uma delegação sindical vai estar junto à sede da EDP, em Lisboa, para dar uma conferência de imprensa.
À mesma hora, decorrerá a assembleia-geral de acionistas, para aprovar a distribuição de mais de 750 milhões de euros de dividendos.
Trabalhadores da EDP fazem greve dia 20 de abril por aumentos salariais
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"