Secções
Entrar

Media Capital apresenta oferta vinculativa de 80 milhões por 100% da Cofina

Jornal de Negócios 20 de julho de 2023 às 17:57

A dona da TVI subiu a parada e aumentou o valor proposto pela compra de 100% da Cofina. A Informação foi esta quinta-feira comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários pela Media Capital.

O grupo Media Capital apresentou uma oferta vinculativa de 80 milhões de euros pela totalidade da Cofina,comunicouesta quinta-feira a dona da TVI à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este valor supera em cinco milhõesa oferta do Management Buy Out(MBO), que está a ser levado a cabo porLuís Santana, administrador executivo da Cofina Media, em conjunto com outros quadros, e que tem ainda outros investidores, incluindo Cristiano Ronaldo. 

Media Capital

O valor a pagar pela Media Capital será de 35 milhões, sendo o resto (45 milhões) em assunção de dívida.

"A dívida líquida, corresponde ao valor da dívida financeira (i.e., dívida bancária e outras responsabilidades de natureza similar), deduzida do valor das disponibilidades de caixa, e é fixada em €45.000.000 (quarenta e cinco milhões de euros), assumindo um fundo de maneio normal para a atividade corrente da Sociedade. O montante em que a Dívida Líquida exceda €45.000.000 será abatida ao preço", refere a nota. 

Sobre propostas concorrentes, o grupo detido por Mário Ferreira diz que "espera ser contactado pela vendedora [a Cofina] no caso de a presente proposta ser superada por outra que venha a ser apresentada por outro interessado". 

A oferta vinculativa  da Media Capital surge depois de no passado dia 11 de julho a empresa ter tornado público que mantinha o interesse em adquirir 100% da empresa que detém títulos como a CMTV, o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios e a Sábado. "O Grupo Media Capital torna público que informou a Cofina de que mantém o interesse na aquisição de 100% do capital social da Cofina Media", referiu a empresa na altura. 

O que se sabe sobre o MBO?

A Cofinaesclareceuà CMVM, na segunda-feira, que a potencial compradora "é uma sociedade veículo denominada Expressão Livre, que será detida, direta ou indiretamente, pelos seguintes investidores: Luis Santana; Ana Dias; Octávio Ribeiro; Isabel Rodrigues; Carlos Rodrigues; Luís Ferreira; Carlos Cruz; Cristiano Ronaldo; Domingos Vieira de Matos; Paulo Fernandes; e João Borges de Oliveira". 

"Considerando que alguns dos investidores são simultaneamente membros do conselho de administração da Cofina, a Cofina assegurará a estrita observação de todas as disposições legais aplicáveis a transações com partes relacionadas", acrescentou na mesma nota.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela