Secções
Entrar

BCP alvo de ciberataque. Situação já a normalizar, diz banco

Jornal de Negócios 03 de outubro de 2022 às 17:06

O Millennium BCP foi hoje alvo de um ciberataque. A situação já estará normalizada e não terá existido acesso indevido a dados do banco ou dos clientes.

O BCP foi nesta segunda-feira alvo de um ataque informático que impediu o acesso dos clientes ao site e às aplicações para telemóveis, mas a situação já está a caminho da normalização.

Miguel Maya BCP

Fonte oficial do Millennium explica que "entidades mal intencionadas, a partir do exterior, estão a dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco dificultando e pontualmente impedindo, dessa forma, o acesso dos clientes"

Este tipo de ataque, denominado DoS, a sigla inglesa para "denial of service" - em tradução livre, "negação de serviço" - consiste em inundar os alvos com milhares de pedidos de acesso automatizados e simultâneos, sobrecarregando os servidores que dessa forma deixam de conseguir dar resposta aos acessos legítimos dos clientes. 

Fonte oficial do banco acrescenta que o BCP "tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades".

Os ataques DoS não incluem habitualmente a vertente de acesso ilegal a dados internos da organização.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela