BCE avança com primeira descida de juros desde 2019. Corta taxas em 25 pontos base
O BCE decidiu cortar as taxas de juro em 25 pontos base, depois de um ciclo de aperto monetário que durava desde o verão de 2022. A deliberação tomada esta quinta-feira pelos governadores já era esperada pelo mercado.
Os juros na Zona Euro vão descer pela primeira vez desde setembro de 2019. O Banco Central Europeu (BCE) deliberou esta quinta-feira cortar as três taxas de referência em 25 pontos base, em linha com o que era esperado pelo mercado, após dois anos de aperto monetário para travar a inflação na região.
A taxa de depósitos recua assim para 3,75%, a aplicável às operações principais de refinanciamento passa a 4,25% e a de cedência de liquidez cai para 4,5%.
A autoridade monetária liderada por Christine Lagarde acredita que "é agora apropriado moderar o nível de restritividade da política monetária, após as taxas de juro terem sido mantidas constantes durante nove meses".
A decisão é tomada tendo por base uma "avaliação atualizada das perspetivas de inflação, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária".
Este foi o primeiro corte de juros na Zona Euro desde setembro de 2019. Desde então, muito mudou. Nos últimos anos, a autoridade monetária liderada por Christine Lagarde tem combatido o aumento da inflação, tendo desde julho de 2022, subido dez vezes os juros num total de 450 pontos base.
A estratégia tem surtido efeito sobre a inflação que se cifrou em maio em 2,6%, ligeiramente acima da meta de 2% do banco central, mas longe do pico de 10,6% alcançado em outubro de 2022.
Edições do Dia
Boas leituras!