Sábado – Pense por si

Tóquio2020. Jorge Fonseca perde meia-final e vai lutar pela medalha de bronze

Diogo Camilo
Diogo Camilo 29 de julho de 2021 às 09:59
As mais lidas

Judoca perdeu com o sul-coreano Guham Cho e vai discutir a medalha de bronze da categoria -100kg.

O judoca português Jorge Fonseca perdeu esta quinta-feira com o sul-coreano Guham Cho, sexto do ranking mundial, na meia-final da categoria de -100 kg.

Jorge Fonseca
Jorge Fonseca Lusa

No seu terceiro combate em Tóquio2020, o português, bicampeão mundial, perdeu por waza-ari, a 15 segundos do fim e com queixas na mão esquerda que o condicionaram durante o combate.

Com a derrota, o judoca falhou a hipótese de lutar pela medalha de ouro e vai discutir a medalha de bronze, num combate em que defrontará o canadiano Shady Elnahas, oitavo do ranking.

No primeiro combate, durante a madrugada desta quinta-feira, o bicampeão mundial e segundo do ranking venceu em apenas 17 segundos o belga Toma Nikiforov, campeão europeu e 16.º do mundo, através de uma projeção por ippon, garantindo um diploma olímpico.

Nos quartos de final, o seu segundo combate, o judoca venceu o russo Niiaz Iliasov, sétimo do ranking mundial, depois de o ter vencido na final dos Mundiais de 2019 e já este ano ter perdido com o russo nos quartos de final dos Europeus de Lisboa. No combate, o português, bicampeão mundial, venceu por waza-ari aos 3.54 minutos já dogolden score.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.