Sábado – Pense por si

Ronaldo? "Siii!" Eusébio? "Quem?" O Mundial num bairro de lata

Carlos Torres
Carlos Torres 20 de junho de 2018 às 07:00

Como é que os sul-africanos não conhecem o seu vizinho mais famoso do mundo da bola? Se tivesse vivido no tempo da globalização, o moçambicano Eusébio seria hoje mais famoso do que o madeirense Cristiano Ronaldo? Em Tembisa à procura da resposta

É verdade que falta apenas uma semana para começar o Mundial de 2010, na África do Sul, mas não deixa de ser surpreendente que duas horas depois de aterrar no aeroporto de Joanesburgo me apareça o Cristiano Ronaldo à janela do carro – e logo com uns 40 metros de altura. É o primeiro sinal da globalização do português, aquele anúncio da Nike a cobrir a parte lateral de um prédio de 20 andares, junto à auto-estrada que liga Joanesburgo a Pretória.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.