Dino d' Santiago: "Os professores portugueses salvaram a minha vida"
O músico acabou de lançar o seu primeiro livro onde fala da sua vida, da família, do bairro de lata e de como os professores e a música o salvaram.
O músico acabou de lançar o seu primeiro livro onde fala da sua vida, da família, do bairro de lata e de como os professores e a música o salvaram.
Neste verão, a atriz e cantora já pisou os palcos dos maiores festivais, ensaia para uma novela e entusiasma-se com uma roadtrip que fará, numa autocaravana, com o também ator Vicente Wallenstein. Durante a entrevista à SÁBADO, caminhou seis quilómetros (o equivalente a oito mil passos).
A uma semana da cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, ainda existem dúvidas sobre o está ou não pronto. Desde as expulsões de sem-abrigos das zonas onde irão decorrer provas desportivas, às questões sobre o nível de limpeza da água e caudal do rio Sena, a problemas de circulação, a incerteza paira sobre Paris.
A socióloga regressa aos livros, desta vez para falar da sua história de família, da mãe e da avó. Uma viagem ao Portugal passado e à condição da mulher. Sempre mordaz e acutilante.
A Cine Fiesta 2021 apresenta uma programação pensada em conjunto com os festivais de cinema de Lisboa (IndieLisboa, Doclisboa e Queer Lisboa). O cinema feminino volta a estar em destaque nesta mostra de 13 filmes, que cruza a modernidade com os clássicos.
Nasceu em Moçambique e veio para Portugal como retornada. Viveu com a família num bairro de lata e teve sempre de trabalhar para pagar as suas contas. Quer pôr Arroios no mapa pelos bons motivos.
Apesar de precário, ilegal e empobrecido, o bairro de Santa Marta de Corroios não está habituado à violência. Fomos conhecer a versão dos seus habitantes da história do cerco policial.
Inês de Medeiros, autarca de Almada, elogiou os bairros sociais da cidade, "com uma vista invejosa". Na Grande Lisboa, mais de mil famílias vivem em condições desumanas. No Porto, o Bairro do Cerco continua a ser dos mais perigosos.
Maria Manuel Rola, do Bloco de Esquerda, frisa que no bairro sem água canalizada nem eletricidade vivem "dezenas de famílias, com várias crianças".
118 pessoas, entre elas 30 crianças com menos de 14 anos, vivem em condições desumanas. Onda de suicídios tem varrido o bairro.
Na Grande Lisboa, mais de mil famílias vivem em condições desumanas. No Porto, o Bairro do Cerco continua a ser dos mais perigosos.
Há 16 anos que Obede anda a fugir do mar, que a cada estação das chuvas lhe come mais um bocadinho do chão onde ergue armazéns de pesca.
Tenho fortes divergências políticas com Mamadou Ba. O momento, contudo, não é de as discutir ou evocar. O momento é de nos colocarmos ao seu lado defendendo o seu direito à palavra, defendendo os Direitos Sociais e Civis da comunidade negra e de o proteger de ameaças.
António Dias Matos inspira o filme de Sérgio Tréfaut, depois de ser protagonista de Seara de Vento de Manuel da Fonseca. A sociedade profundamente dividida do Estado Novo, o poder e a pobreza entram no retrato (neste caso, a preto e branco) do Alentejo dessa época.
Câmara de Viana do Castelo lamentou hoje a morte, aos 92 anos, do fotógrafo Gérald Bloncourt, galardoado pela autarquia em 2017.
Antigo conselheiro das comunidades portuguesas tinha 84 anos.