Sábado – Pense por si

O fato com 10 mil cristais Swarovski que fez brilhar Simone Biles

Peça de roupa já se tornou a mais cara alguma vez utilizada por um ginasta nos Jogos Olímpicos.

Entre nomes como Lady Gaga, Tom Cruise ou Ariana Grande, nenhuma estrela brilhou mais que Simone Biles. A ginasta americana de 27 anos, que conseguiu superar episódios de ansiedade e depressão, atendeu às expectativas na estreia para os Jogos Olímpicos de 2024 e conquistou na terça-feira a oitava medalha olímpica. Além da performance, também o seu fato deu nas vistas.

© 2024 LUSA

A ginasta utilizou um fato preto e cinza com detalhes de veludo e mais de 10 mil cristais Swarovski. A restante equipa de ginástica feminina dos Estados Unidos (Jade Carey, Sunisa Lee, Jordan Chiles e Hezly Rivera) também o usaram no primeiro dia de competição.

Intitulado de Luminous Legacy e decorado com estrelas que homenageiam a bandeira do país, esta peça de roupa já se tornou a mais cara alguma vez utilizada por um ginasta nos Jogos Olímpicos. Se fossem vendidos poderiam custar cerca de 5 mil dólares (4.600 euros) cada, segundo o presidente executivo da GK Elite, Matt Cowan.

As "réplicas", sem mangas e com lantejoulas, que substituem os cristais, são vendidos a um valor mais razoável de 89,99 dólares (83,21 euros).

A carregar o vídeo ...

"Quanto mais cristais, mais impacto, mais se fala sobre os maillots", disse Jeanne Diaz, diretora de design da GK Elite ao The New York Times. "Na verdade,  são como roupas de noite. Queríamos aproveitar isso para Paris, a capital mundial da moda. Então usámos muitos elementos de alta costura, olhámos para o espartilho, para a arquitetura Art Nouveau, para o glamour da velha Hollywood da década de 1920." 

O Star Spangled Shine, de maga comprida, também utilizado pelas ginastas durante os Jogos, conta com cerca de 6.359 cristais. Já o Freedom’s Grace, em branco, tem quase 3.500 cristais e pouco menos de 1.000 pérolas.

"Somos muito protetores com a nossa tecnologia", disse ao The New York Times Kolja Kiofsky, gerente geral da Swarovski América do Norte, que fornece cristais à GK para o design de maillots há mais de uma década. "É uma área incrivelmente competitiva, especialmente dadas as condições extremas a que os cristais estão expostos durante as Olimpíadas."

Em 2021, durante as Olimpíadas de Tóquio, as ginastas americanas usaram maillots com 6.400 cristais.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.