NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Prova terá 16 cidades anfitriãs no Canadá, México e Estados Unidos, com a participação de 48 seleções.
Representantes das forças armadas do México e dos Estados Unidos realizaram uma reunião técnica para reforçar as capacidades de segurança durante os eventos relacionados com o Mundial 2026 de futebol.
Troféu do Mundial de futebolAP
De acordo com uma nota da Secretaria de Defesa Nacional (Sedena) do México, partilhada na segunda-feira nas redes sociais, o encontro decorreu de 15 a 19 de dezembro nas instalações da agência.
A reunião incluiu ainda representantes da Secretaria da Marinha (Semar) do México e do Comando Norte do Exército dos Estados Unidos.
O Ministério da Defesa mexicano detalhou que o encontro fez parte da sessão técnica do Conselho de Coordenação entre os dois países.
Este fórum está alinhado com a Visão Estratégica Mútua da Mesa Redonda de Cooperação Militar Bilateral, em vigor entre o México e os Estados Unidos desde 2016.
Durante a reunião, os membros avaliaram as atividades planeadas para 2026, com ênfase na coordenação operacional e no reforço dos procedimentos para melhorar a resposta conjunta a cenários relacionados com o Mundial2026.
A Sedena indicou que a atividade procura “reforçar os procedimentos de cooperação” e a utilização de “sistemas de comunicação integrados” para consolidar as capacidades durante os eventos do Mundial2026, que o México co-organizará com os Estados Unidos e o Canadá.
“Os membros do Conselho avaliaram as atividades planeadas para 2026, reforçaram os procedimentos de cooperação e reforçaram a utilização de sistemas de comunicação integrados para consolidar as capacidades de segurança durante os eventos” do Mundial2026, detalhou o comunicado.
A Sedena acrescentou que a participação de ambos os países “melhora os procedimentos de cooperação” e contribui para o reforço das capacidades das forças amadas mexicanas e norte-americanas.
A reunião decorreu sob “princípios de reciprocidade, responsabilidade partilhada e diferenciada, confiança mútua e pleno respeito pelas decisões e territórios soberanos”, acrescentou a secretaria, sem especificar quaisquer acordos, cronogramas operacionais ou outros resultados decorrentes do encontro.
O Mundial 2026 terá 16 cidades anfitriãs no Canadá, México e Estados Unidos, com a participação de 48 seleções num total de 104 jogos.
O jogo de abertura será entre México e a África do Sul, em 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México.
Portugal vai disputar o Grupo K com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental (Jamaica ou Nova Caledónia ou República Democrática do Congo).
México e Estados Unidos melhoram coordenação militar para segurança do Mundial de 2026
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.
O Almirante Gouveia e Melo adoptando um estilo quezilento e anti-político deixou pelo menos uma coisa bem clara: não tem jeitinho algum para a função a que se candidata. Afogar-se-á no aquário das presidenciais.