Sábado – Pense por si

Maya Gabeira: "Estive tanto tempo debaixo de água, achei que ia morrer"

Tiago Carrasco 10 de novembro de 2018 às 08:00

Um susto, três cirurgias e várias horas de reabilitação depois, a surfista brasileira voltou à Nazaré para enfrentar a onda que quase a matara. Uma obsessão que lhe valeu um recorde do Guiness. Agora quer dar a volta ao mundo de barco

Para os portugueses que não ligam ao surf, ela será sempre a menina brasileira que quase morreu a apanhar a maior onda do mundo, na Nazaré. Foi há cinco anos, a 28 de Outubro de 2013. Ninguém se esquece de ver o seu corpo esmagado por uma avalanche com 20 metros de altura e 144 toneladas de água, aparecer e desaparecer entre a espuma até ser finalmente resgatado por Carlos Burle, seu colega de equipa na lide das ondas grandes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.