Piloto britânico bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou hoje a primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1 ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.
REUTERS/Mark Peterson
Norris, que sairá do primeiro lugar da grelha pela 10.ª vez na carreira, bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) a ficar em terceiro, a 0,385 segundos.
"É um grande início de temporada", frisou Norris, que em 2024 foi quem desafiou a hegemonia de Verstappen no campeonato.
O piloto britânico foi o mais rápido com o piso seco mas a corrida de domingo poderá ser disputada com chuva.
"Não penso nisso. Sabemos que o Max é muito rápido com chuva e teremos coisas que aprender", sublinhou o piloto britânico, que ficou sob pressão com a possibilidade de ver a melhor volta anulada, após ter recebido um aviso por exceder os limites de pista.
Ao lado de Norris na grelha estará o companheiro de equipa, que joga em casa, e que servirá de tampão ao campeão mundial em título, Verstappen.
"Foi complicado para todos mas estou contente por sair da primeira linha", frisou Piastri.
Os dois McLaren começam a temporada como terminaram a anterior, a dominar as operações. Lando Norris disparou na última volta da qualificação, batendo Max Verstappen por mais de três décimas de segundo e batendo o próprio recorde do circuito australiano.
É a 10.ª 'pole position' para o britânico, que já tinha fechado a temporada anterior a sair do primeiro lugar da grelha de partida.
Max Verstappen conseguiu dar alguma luta mas espera pela chuva para poder equilibrar as operações.
"Com o piso molhado acontecem coisas loucas mas estamos todos nas mesmas condições", sublinhou.
A surpresa da qualificação foi o quinto lugar conquistado pelo japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls) enquanto o britânico Lewis Hamilton não foi além do oitavo lugar na sua estreia pela Ferrari, atrás do companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, que foi sétimo.
O espanhol Carlos Sainz, que se estreia com a Williams depois de perder o lugar na Ferrari para Hamilton, fechou o lote dos dez primeiros da grelha de partida.
A McLaren já tinha dominado os treinos livres da manhã, mas com Oscar Piastri a registar o melhor tempo, batendo o britânico George Russell (Mercedes) e Max Verstappen, que já fora terceiro na primeira sessão do dia.
O Grande Prémio da Austrália é a prova de abertura do Campeonato do Mundo.
Max Verstappen é o campeão em título há quatro temporadas consecutivas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.