NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Piloto britânico bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos.
O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou hoje a primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1 ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Austrália, em Melbourne.
REUTERS/Mark Peterson
Norris, que sairá do primeiro lugar da grelha pela 10.ª vez na carreira, bateu o companheiro de equipa, o australiano Oscar Piastri (McLaren) por 0,084 segundos, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) a ficar em terceiro, a 0,385 segundos.
"É um grande início de temporada", frisou Norris, que em 2024 foi quem desafiou a hegemonia de Verstappen no campeonato.
O piloto britânico foi o mais rápido com o piso seco mas a corrida de domingo poderá ser disputada com chuva.
"Não penso nisso. Sabemos que o Max é muito rápido com chuva e teremos coisas que aprender", sublinhou o piloto britânico, que ficou sob pressão com a possibilidade de ver a melhor volta anulada, após ter recebido um aviso por exceder os limites de pista.
Ao lado de Norris na grelha estará o companheiro de equipa, que joga em casa, e que servirá de tampão ao campeão mundial em título, Verstappen.
"Foi complicado para todos mas estou contente por sair da primeira linha", frisou Piastri.
Os dois McLaren começam a temporada como terminaram a anterior, a dominar as operações. Lando Norris disparou na última volta da qualificação, batendo Max Verstappen por mais de três décimas de segundo e batendo o próprio recorde do circuito australiano.
É a 10.ª 'pole position' para o britânico, que já tinha fechado a temporada anterior a sair do primeiro lugar da grelha de partida.
Max Verstappen conseguiu dar alguma luta mas espera pela chuva para poder equilibrar as operações.
"Com o piso molhado acontecem coisas loucas mas estamos todos nas mesmas condições", sublinhou.
A surpresa da qualificação foi o quinto lugar conquistado pelo japonês Yuki Tsunoda (Racing Bulls) enquanto o britânico Lewis Hamilton não foi além do oitavo lugar na sua estreia pela Ferrari, atrás do companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, que foi sétimo.
O espanhol Carlos Sainz, que se estreia com a Williams depois de perder o lugar na Ferrari para Hamilton, fechou o lote dos dez primeiros da grelha de partida.
A McLaren já tinha dominado os treinos livres da manhã, mas com Oscar Piastri a registar o melhor tempo, batendo o britânico George Russell (Mercedes) e Max Verstappen, que já fora terceiro na primeira sessão do dia.
O Grande Prémio da Austrália é a prova de abertura do Campeonato do Mundo.
Max Verstappen é o campeão em título há quatro temporadas consecutivas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.