Sábado – Pense por si

Fernando Santos: "Velhos são os trapos. Não tenho jogadores velhos"

Seleccionador desvalorizou a veterania do sector defensivo da selecção portuguesa e anunciou o primeiro convocado para o Mundial: Cristiano Ronaldo.

O seleccionador Fernando Santos desvalorizou a veterania do sector defensivo da selecção portuguesa e admitiu que gostaria que alguns dos jogadores chamados estivessem a actuar mais nos seus respectivos clubes.

Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos
Fernando Santos

Na conferência de imprensa de divulgação dos convocados para os particulares com Egipto e Holanda, Fernando Santos lembrou que "velhos são os trapos" e não se mostrou preocupado com a idade elevada de centrais como José Fonte (34 anos), Bruno Alves (36) e Pepe (35), este último ausente devido a lesão.

"Velhos são os trapos. Não tenho jogadores velhos. Eu tenho 63 anos e não acho que sou velho, por isso um jogador de 34 e 35 anos não pode ser velho. O Ricardo Carvalho esteve no Europeu e tinha 37 anos. Isso não entra nos meus critérios de avaliação", afirmou o seleccionador luso, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Para esse sector, Fernando Santos chamou Rúben Dias, central do Benfica de 20 anos que é estreia absoluta, e Rolando, de 32, que aparece pela primeira vez nas opções do actual seleccionador nacional.

"Há sempre necessidade de analisar jogadores e é isso que estamos a fazer. Na última convocatória, estiveram, por exemplo, o Edgar Ié e o Ricardo Ferreira. Faz parte", explicou.

Da lista de 25 convocados, jogadores como Adrien Silva (Leicester), André Silva (AC Milan) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund) aparecem com pouco utilização esta temporada, situação que desagrada a Fernando Santos, mas que não é impeditiva par chamar os futebolistas à selecção.

"Interessa-me ver como estão, para preparar melhor o Mundial e fazer um balanço. Gostava que jogassem 90 minutos em todos os jogos, mas isso não tem sido possível. Veremos", disse o antigo treinador de FC Porto, Benfica e Sporting.

Santos abordou também a situação do médio André Gomes (FC Barcelona), que está convocado e recentemente confessou, numa entrevista, estar a passar por momento difícil a nível psicológico.

"Quando estive com ele em Novembro, pareceu estar tudo bem, mas o ambiente aqui é diferente devido à relação que existe entre jogadores, treinadores e 'staff'. O jogador chega aqui e muda de agulha. Vai ser uma oportunidade para saber o estado psicológico do jogador e perceber o seu estado anímico", confessou.

A três meses do Mundial2018, Fernando Santos admitiu que já existe uma "base" de jogadores que vão ser convocados, e 'desvendou' o primeiro dos 23 que vai levar para a Rússia.

"Cristiano Ronaldo. Esperemos que esteja em óptimas condições", concluiu.

Os 25 jogadores chamados pelo seleccionador nacional começam a treinar a 20 de Março, na Cidade do Futebol, em hora ainda a designar.

O 'duelo' com o Egipto está agendado para 23 de Março, em Zurique, na Suíça, e o embate com a Holanda será três dias depois, em Genebra, igualmente em solo helvético.

Depois destes dos particulares, Portugal já tem agendados mais três, a 28 de maio, com a Tunísia, em Braga, a 2 de Junho, na Bélgica, e a 7 de Junho, com a Argélia, em solo luso.

A 9 de Junho, a comitiva lusa parte para a Rússia, onde se estreia no Mundial2018 a 15 de Junho, frente à Espanha. A 20, mede forças com Marrocos e a 25 com o Irão, de Carlos Queiroz, em encontros do Grupo B.