Sábado – Pense por si

Euro 2016: Croácia interrompe invencibilidade espanhola

A Croácia chega ao primeiro lugar após vencer a Espanha por 2-1, resultado que interrompe uma série recorde de 14 jogos sem derrotas em jogos de fases finais de Europeus

O Grupo D está ao rubro. A Croácia chega ao primeiro lugar após vencer a Espanha por 2-1, resultado que interrompe uma série recorde de 14 jogos sem derrotas em jogos de fases finais de Europeus. Já a Turquia venceu a República Checa, por 2-0, um resultado que apura a Irlanda do Norte como um dos melhores terceiros. 

Logo aos sete minutos, Álvaro Morata deu vantagem aos bicampeões europeus, que ainda desperdiçaram uma grande penalidade aos 72, por Sérgio Ramos, mas Nikola Kalinic (45) e Ivan Perisic (87) consumaram o triunfo à Croácia. Nos oitavos de final, a Croácia, que somou sete pontos, mais um do que a Espanha, vai defrontar um dos melhores terceiros classificados, enquanto os espanhóis jogam com a Itália.

Em Lens, França, Burak Yilmaz (10 minutos) e Ozan Tufan (65) marcaram os golos dos turcos, que somaram os primeiros três pontos e acabam o grupo na terceira posição, a quatro da Croácia e a três da Espanha, enquanto os checos, com um ponto, estão eliminados.

Com este resultado, a Turquia ainda mantém esperanças de se qualificar, precisando que um dos terceiros posicionados dos grupos E ou F termine com um pior registo, sendo que o triunfo dos turcos já colocou a estreante Irlanda do Norte, terceira na ‘poule’ C, nos oitavos de final.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.