Sábado – Pense por si

Estoril Praia lança campanha contra a discriminação

22 de fevereiro de 2019 às 13:06
As mais lidas

Vai ser apresentado um cachecol com as cores do arco-íris, numa representação da comunidade LGBTI , à semelhança das braçadeiras de capitão e de treinadores com as mesmas cores.

O Estoril Praia lançou esta semana a campanha "Um clube para todos", contra a discriminação e o preconceito, numa iniciativa que arranca no jogo de domingo com a Académica, na 23.ª jornada da II Liga de futebol.

A simbolizar esta ação está a apresentação de um cachecol com as cores do arco-íris, numa representação da comunidade LGBTI - lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo -, à semelhança das braçadeiras de capitão e de treinadores com as mesmas cores e que no futuro vão impulsionar a luta também contra o racismo ou a desigualdade de género.

Paralelamente, o Estoril vai promover ações de formação para treinadores e dirigentes, cumprindo mais um objetivo no âmbito da Carta Portuguesa para a Diversidade e do compromisso pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, assinados em 2018.

"Não há espaço no nosso clube para qualquer tipo de preconceito e discriminação. O cachecol do arco-íris é, só por si, uma mensagem clara, mas vamos mais longe. Temos em marcha um processo de formação de treinadores, coordenadores e dirigentes, que tem por objetivo capacitá-los para identificar, gerir e valorizar a diferença. Não vamos permitir qualquer tipo de ato discriminatório", afirmou Alexandre Faria, presidente do Estoril, em declarações ao site oficial estorilista.

O desafio entre o Estoril Praia, quarto classificado, com 37 pontos, e a Académica, quinta, com os mesmos pontos, está marcado para este domingo, às 20h00, no Estádio António Coimbra da Mota.

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.