Sábado – Pense por si

Diogo Ribeiro falha pódio nos 50m mariposa mas bate recorde nacional

Nadador português ficou a 10 centésimos do bronze

O nadador português Diogo Ribeiro foi esta segunda-feira quarto classificado na final dos 50 metros mariposa dos Mundiais de natação Singapura2025, fixando um novo recorde nacional na distância, agora 22,77 segundos.

Diogo Ribeiro qualifica-se para a final dos 50 metros mariposa no mundial de natação
Diogo Ribeiro qualifica-se para a final dos 50 metros mariposa no mundial de natação

Ribeiro, de 20 anos, ficou a dez centésimos do pódio, em que o italiano Thomas Ceccon ficou com o bronze, e os 22,77 permitem retirar três centésimos ao recorde nacional que já lhe pertencia, com os 22,80 fixados nos Mundiais Fukuoka2023, quando conquistou a prata.

O francês Maxime Grousset venceu a prova, com 22,48 segundos, tornando-se no quarto nadador mais rápido de sempre, enquanto o suíço Noe Ponti ficou em segundo, com 22,51.

O nadador natural de Coimbra, que nesta modalidade foi vice-campeão em 2023 e campeão mundial em 2024, além de ter alcançado o ouro nos 100 mariposa em Doha2024, ficou perto da quarta medalha em Mundiais séniores, somando todos os três pódios em campeonatos do Mundo da história de Portugal.

O português nadará ainda os 100 metros mariposa, os 50 e os 100 metros livres na cidade-estado.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.