Sábado – Pense por si

Diogo Ribeiro falha pódio nos 50m mariposa mas bate recorde nacional

Record 28 de julho de 2025 às 14:01
As mais lidas

Nadador português ficou a 10 centésimos do bronze

O nadador português Diogo Ribeiro foi esta segunda-feira quarto classificado na final dos 50 metros mariposa dos Mundiais de natação Singapura2025, fixando um novo recorde nacional na distância, agora 22,77 segundos.

Diogo Ribeiro qualifica-se para a final dos 50 metros mariposa no mundial de natação
Diogo Ribeiro qualifica-se para a final dos 50 metros mariposa no mundial de natação

Ribeiro, de 20 anos, ficou a dez centésimos do pódio, em que o italiano Thomas Ceccon ficou com o bronze, e os 22,77 permitem retirar três centésimos ao recorde nacional que já lhe pertencia, com os 22,80 fixados nos Mundiais Fukuoka2023, quando conquistou a prata.

O francês Maxime Grousset venceu a prova, com 22,48 segundos, tornando-se no quarto nadador mais rápido de sempre, enquanto o suíço Noe Ponti ficou em segundo, com 22,51.

O nadador natural de Coimbra, que nesta modalidade foi vice-campeão em 2023 e campeão mundial em 2024, além de ter alcançado o ouro nos 100 mariposa em Doha2024, ficou perto da quarta medalha em Mundiais séniores, somando todos os três pódios em campeonatos do Mundo da história de Portugal.

O português nadará ainda os 100 metros mariposa, os 50 e os 100 metros livres na cidade-estado.

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro