Sábado – Pense por si

Comité Olímpico Internacional levanta suspensão da Rússia

Esta foi a primeira vez que o COI decidiu sancionar todo um país por doping e impedi-lo de participar nos Jogos Olímpicos.

O Comité Olímpico Internacional (COI) levantou a suspensão do Comité Olímpico da Rússia, que estava em vigor desde Dezembro, devido ao escândalo de doping institucionalizado no país, anunciou hoje o presidente do organismo russo, Alexandre Joukov.

"O Comité Olímpico da Rússia foi totalmente reintegrado como membro de pleno direito do COI", afirmou Alexandre Joukov, três dias após o final dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, na Coreia do Sul, onde atletas russos foram autorizados a participar sob bandeira neutra e mediante determinadas condições.

Esta foi a primeira vez que o COI decidiu sancionar todo um país por doping e impedi-lo de participar nos Jogos Olímpicos.

O COI seguiu o exemplo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que em Novembro de 2015 suspendeu a federação russa no seguimento das revelações de um sistema de dopagem sistemático e institucionalizado no desporto do país, abrindo a porta somente à participação de atletas independentes nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Em Dezembro de 2017, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) explicou que a decisão de afastar a Rússia de Pyeongchang2018 assentou no "ataque sem precedentes" à integridade desportiva que representou o alegado sistema de dopagem com apoio estatal, denunciado em Dezembro de 2014 num documentário da estação televisiva alemã ARD.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.