Sábado – Pense por si

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

A lituana Ruta Meilutyte anunciou decisão depois de revelar ter sofrido depressão e ter falhado três controlos antidoping, que a afastam dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que no último ano revelou ter sofrido uma depressão, anunciou hoje o fim da carreira desportiva, aos 22 anos, na qual se sagrou campeã olímpica e mundial.

"Estou prestes a começar um novo capítulo na minha vida. Obrigado a todos os que me apoiaram neste caminho", disse a nadadora, em comunicado, acrescentando querer viver coisas simples, crescer, e conhecer-se melhor e ao mundo.

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado no início de maio que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping, o que a afastaria dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

"A nadadora assumiu a total responsabilidade de falhar os controlos", explicou a federação, acrescentando que Meilutyte não informou as autoridades internacionais de antidopagem dos locais em que permanecia, a fim de poder ser testada.

Com apenas 15 anos, Meilutyte conquistou nos Jogos Olímpicos Londres2012 a medalha de ouro nos 100 metros bruços, antes de alcançar igualmente o título mundial, no ano seguinte, em Barcelona, Espanha.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.