Sábado – Pense por si

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

22 de maio de 2019 às 11:53
As mais lidas

A lituana Ruta Meilutyte anunciou decisão depois de revelar ter sofrido depressão e ter falhado três controlos antidoping, que a afastam dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que no último ano revelou ter sofrido uma depressão, anunciou hoje o fim da carreira desportiva, aos 22 anos, na qual se sagrou campeã olímpica e mundial.

"Estou prestes a começar um novo capítulo na minha vida. Obrigado a todos os que me apoiaram neste caminho", disse a nadadora, em comunicado, acrescentando querer viver coisas simples, crescer, e conhecer-se melhor e ao mundo.

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado no início de maio que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping, o que a afastaria dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

"A nadadora assumiu a total responsabilidade de falhar os controlos", explicou a federação, acrescentando que Meilutyte não informou as autoridades internacionais de antidopagem dos locais em que permanecia, a fim de poder ser testada.

Com apenas 15 anos, Meilutyte conquistou nos Jogos Olímpicos Londres2012 a medalha de ouro nos 100 metros bruços, antes de alcançar igualmente o título mundial, no ano seguinte, em Barcelona, Espanha.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.