Sábado – Pense por si

Bas Dost entre os melhores goleadores do mundo

Rui Miguel Tovar
Rui Miguel Tovar 09 de dezembro de 2018 às 10:00

O holandês do Sporting faz parte da actual elite, com a incrível marca de 67 golos em 67 jogos no campeonato português. Melhor do que Messi no Barcelona, Neymar no PSG e Ronaldo na Juventus

Peter Houtman, Pierre van Hooijdonk e Bas Dost. Olha que três. O elo de ligação está profundamente enraizado, por três motivos: todos holandeses, todos melhores marcadores da 1.ª divisão holandesa e todos com um passado no futebol português. Todos, não: Bas Dost ainda está presente. E bem presente. Os seus números parecem-se com ele: grandes, enormes. No campeonato nacional, a média é perfeita: 67 golos em 67 jogos. Há-os de todas as maneiras e feitios entre pé esquerdo, pé direito e cabeça. De bola corrida ou parada. Dentro da área ou fora. O festejo, esse, é sempre o mesmo: boca bem aberta, corrida desenfreada pelo campo fora, adrenalina total. Seja o 1-0 nos descontos ou o 5-0. Bas Dost é sinómino de garra e espírito, exemplo adequado de never-say-die. Se uma equipa jogasse com 11 Bas Dosts, nunca saíria vaiada do estádio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.