Sábado – Pense por si

Slimani castigado por agressão a Samaris

02 de junho de 2016 às 17:58
As mais lidas

Decisão foi do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. O Conselho de Disciplina havia absolvido o argelino

Slimani foi esta quinta-feira castigado por um jogo pelo Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por agressão ao grego do Benfica Samaris, no jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Os "grandes" lisboetas já foram notificados da decisão do CJ, depois de, em 8 de Abril, Slimani ter sido absolvido pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF, pelo lance do encontro realizado a 21 de Novembro do ano passado e vencido pelo Sporting, por 2-1, na sequência de uma queixa dos "encarnados".

O lance entre Slimani e Samaris ocorreu no início da segunda parte do dérbi, tendo o argelino assinado o tento da vitória dos "leões", durante o prolongamento.

No acórdão do CD, que era passível de recurso para o CJ, os membros do órgão disciplinar consideram que o contacto entre os dois jogadores não representa uma agressão, decidindo "julgar improcedente a acusação e, em consequência, absolver o arguido Islam Slimani"

O avançado argelino era acusado pelo Benfica de ter agredido o médio grego, atingindo-o com o braço na nuca, num lance ocorrido no primeiro minuto da segunda parte do encontro que o Sporting viria a ganhar por 2-1, após prolongamento.

"Dos factos dados como provados, não resulta que o jogador Samaris se sentisse ofendido no seu corpo ou saúde e muito menos resulta que o jogador Slimani tivesse como primeira intenção agredi-lo", lê-se no acórdão do CD, segundo o qual Slimani quis pressionar o detentor da bola, Pizzi, e Samaris tentou impedi-lo.

O CD concluiu que ambos tiveram "uma conduta menos própria, mas disciplinarmente não sancionada na grande maioria dos jogos de futebol, mormente no jogo em questão", em que "existiram lances de igual ou maior impetuosidade física e o árbitro do jogo 'deixou jogar'".

Para o CD, não tinha ficado provado que Slimani tenha corrido na direcção de Samaris e o tenha atingido com o braço direito na nuca agindo de forma livre e consciente.

Depois observar as imagens do encontro e após ouvir Jorge Sousa, árbitro do encontro, o CD também entendeu que nenhum dos elementos da equipa de arbitragem, assistentes e quarto árbitro incluídos, viu a situação, contrariando a defesa de Slimani.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.