Secções
Entrar

Paris2024: Conselho da Europa considera presença de russos um insulto à Ucrânia

Lusa 20 de março de 2024 às 16:45

Comité Olímpico Internacional indicou na segunda-feira que os desportistas russos e bielorrussos serão autorizados a competir nos Jogos Olímpicos.

A participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos Paris2024 será "um insulto para os atletas ucranianos", considerou esta quarta-feira o presidente da assembleia parlamentar do Conselho da Europa, Theodoros Rousopoulos.

REUTERS/Benoit Tessier

"Lamento que o Comité Olímpico Internacional (COI) tenha decidido ignorar o nosso apelo", afirmou Rousopoulos, deixando uma questão: "Os princípios do olimpismo são, por definição, contrários à guerra. Assim, os atletas de um país que invade outro devem participar nos Jogos Olímpicos?".

O grego lembrou que a assembleia a que preside adotou em junho passado, uma resolução na qual defendiam que os atletas russos e bielorrussos deveriam ser impedidos de participar nos Jogos Olímpicos, após a invasão armada à Ucrânia, em fevereiro de 2022.

"A sua participação nos Jogos seria um insulto aos atletas ucranianos, incluindo muitos que morreram por causa da guerra, e a maioria não conseguiu treinar adequadamente devido à destruição das infraestruturas desportivas", afirmou.

Em dezembro passado, o COI autorizou a participação de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Olímpicos Paris2024, sob bandeira neutra e mediante a condição de não terem apoiado ativamente a invasão da Ucrânia.

Na segunda-feira, o mesmo organismo indicou que os desportistas russos e bielorrussos vão ser autorizados a competir em Paris2024, enquanto atletas individuais neutros, não vão poder participar na cerimónia de abertura.

Criado em 1949 para defender os Direitos Humanos, a Democracia e o Estado de Direito, o Conselho da Europa tem atualmente 46 Estados-membros, 27 dos quais são também membros da UE.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela