Secções
Entrar

Miguel Oliveira deixa Moto GP e vai competir no Mundial de Superbikes

Lusa 30 de setembro de 2025 às 12:50

"Juntar-me à família BMW no Campeonato do Mundo de Superbike é um passo entusiasmante na minha carreira", disse o piloto português.

O piloto português Miguel Oliveira vai competir no Mundial de Superbikes, um campeonato com motas derivadas de série, após 14 anos no Mundial de Velocidade, metade dos quais na categoria rainha, a MotoGP, confirmou esta terça-feira a equipa BMW.
Miguel Oliveira compete no Mundial de Superbikes, após 14 anos no MotoGP EPA/FRANCK ROBICHON
Miguel Oliveira junta-se ao italiano Danilo Petrucci, que também já passou pelo MotoGP e pelo todo-o-terreno (disputou o Dakar de 2022), substituindo o turco Toprak Razgatlioglu, que vai assumiu o seu lugar na Prima Pramac Yamaha em 2026. "Juntar-me à família BMW no Campeonato do Mundo de Superbike é um passo entusiasmante na minha carreira", disse o piloto português, citado pelo comunicado da marca alemã. Miguel Oliveira acredita que este projeto "não é apenas ambicioso e competitivo", mas "que também tem um impacto significativo no campeonato e na indústria motociclista". "Estar envolvido com uma nova equipa, trabalhar ao lado de parceiros fortes e abraçar um novo formato de campeonato dá-me uma grande motivação para continuar a dar sempre o meu melhor", garantiu. O piloto da Charneca de Caparica, de 30 anos, iniciou a sua carreira no campeonato do mundo em 2011, na então categoria de 125cc. Em 2012 manteve-se na categoria mais baixa, quando esta mudou para motores a quatro tempos e passou a designar-se Moto3. Em 2015 foi vice-campeão, perdendo o título para o britânico Danny Kent. Entre 2016 e 2018, o português disputou o Mundial de Moto2, em que também foi vice-campeão mundial, em 2018, perdendo apenas para o italiano Francesco Bagnaia, que se sagraria campeão de MotoGP em 2022 e 2023. No Mundial de Velocidade, onde competem motas que são protótipos, Miguel Oliveira conquistou 17 vitórias de um total de 41 pódios, nove deles na categoria rainha, a MotoGP, onde venceu cinco corridas (Estíria e Algarve, em 2020, Catalunha, em 2021, Indonésia e Tailândia, em 2022), sempre com a KTM. O diretor da BMW Motorrad Motorsport, Sven Blusch, já deu as boas-vindas ao piloto português. "Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas a Miguel Oliveira como novo piloto de fábrica da nossa ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team. O Miguel demonstrou de forma impressionante, ao longo da sua carreira, que pertence ao grupo dos pilotos mais talentosos e versáteis da sua geração. Com vitórias nas três categorias de Grande Prémio, incluindo cinco no MotoGP, traz experiência valiosa e um elevado nível de profissionalismo ao nosso projeto", disse. O piloto luso fará dupla com Danilo Petrucci, que Sven Blusch considera que será "forte e competitiva". "Os dois já se conhecem bem. Esta configuração dá-nos a oportunidade de dar os próximos passos no nosso desenvolvimento e de reforçar ainda mais as ambições da BMW Motorrad Motorsport no WorldSBK. Toda a equipa está muito entusiasmada por trabalhar com ele", referiu. Atualmente, a BMW procura renovar o título de pilotos com Toprak Razgatlioglu e lutar pelo de construtores.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela