O presidente dos Estados Unidos mandou reabrir a prisão de Alcatraz, que servia agora de destino turístico. Cadeia ficou conhecida por acolher os piores gansters e pelas fugas de prisioneiros.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer tornar novamente Alcatraz numa prisão federal, mais de 60 anos depois desta ter fechado portas. Para isso, já terá dado instruções ao seu governo parareabrir esta cadeia.
AP Photo/Noah Berger
Localizada numa ilha de difícil acesso, na Baía de São Francisco, Califórnia, a fortaleza servia desde 1973 como destino turístico. Contudo, o republicano defende agora que Alcatraz, que fazia já parte do Serviço Nacional de Parques, é necessária para abrigar os criminosos "mais cruéis e violentos" dos Estados Unidos.
Enquanto prisão foi para lá que o governo americano enviou gangsters, tais como AI Capone - que liderou um grupo criminoso que geria várias atividades ilegais como prostituição, apostas e contrabando de bebidas - e George "Machine Gun" Kelly - conhecido por ter sequestrado o magnata do petróleo Charles F. Urschel, através do qual o seu grupo conseguiu arrecadar 200 mil dólares (176 mil euros) em resgate. Além destes, outros homens menos conhecidos mas considerados extremamente perigosos foram colocados nesta cadeia.
"No passado, quando éramos uma nação mais séria, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem prejudicar. É assim que deve ser", escreveu Donald Trump na sua rede social Truth Social, no domingo.
A história de Alcatraz
Alcatraz está localizado na Baía de São Francisco, na Califórnia, mas é visível desde a Ponte Golden Gate, localizada a cerca de 6 quilómetros de distância. Mais conhecida por ter sido uma prisão federal entre 1934 e 1963, a sua história é muito mais antiga que isso.
Em 1850, o presidente Millard Fillmore declarou que a ilha era de uso público, segundo o serviço de parques, e logo após este anúncio o local foi transformado numa base militar. Aqui, chegaram a ficar alojados alguns confederados durante a Guerra Civil.
Só na década de 1930 é que o governo decidiu que precisava de um lugar para manter os piores criminosos dos Estados Unidos. Foi assim que Alcatraz se tornou numa prisão federal.
"Procurava-se um local remoto que proibisse a comunicação constante com o mundo exterior por parte daqueles que ficavam confinados dentro dos muros", explica o serviço do parque. "Embora as terras no Alasca estivessem a ser pensadas [para esse fim], a disponibilidade da Ilha de Alcatraz coincidia com a necessidade percebida pelo governo de uma prisão de alta segurança."
Porque a prisão foi encerrada?
A prisão de Alcatraz foi encerrada em 1963 por ser demasiado dispendiosa.
O excessivo isolamento a que esta prisão estava sujeita acabou por trazer algumas dificuldades ao governo norte-americano, nomeadamente a nível de transporte, isto porque, uma vez localizada numa ilha, a comida e a bebida tinham de chegar de barco. Tudo isso implicava altos gastos de combustível.
"A ilha não tinha nenhuma fonte de água doce", começou por indicar o Departamento de Prisões dos Estados Unidos. "Então, quase um milhão de garrafões de água tinham de ser transportados de barco para a ilha a cada semana."
Em 1999, abrigar uma pessoa nesta prisão custava 10,10 dólares por dia (o equivalente a 9 euros). Já em Atlanta, os preços poderiam ficar reduzidos a apenas 3 dólares diários (quase 3 euros), segundo o próprio governo citado pela agência Associated Press.
As fugas de prisioneiros de Alcatraz
Apesar da localização, muitos prisioneiros tentaram escapar desta prisão. Sabe-se que pelo menos 36 homens tentaram 14 fugas separadas, de acordo com o FBI. Quase todos acabaram, no entanto, capturados, enquanto que outros não conseguiram sobreviver à água gelada e às fortes correntes do mar que rodeiam esta fortaleza.
Um dos episódios de fuga foi até retratado no filme Os Fugitivos de Alcatraz (em inglês Escape from Alcatraz), de 1979. A obra conta como John Anglin e os irmãos Clarence e Frank Morris conseguiram escapar desta prisão em 1962, deixando para trás cabeças de gesso feitas à mão e com cabelo verdadeiro nas suas camas para enganar os guardas prisionais.
Hoje não há provas que estejam vivos. "Durante os 17 anos em que trabalhámos no caso, não houve nenhuma evidência confiável que sugerisse que os homens ainda estavam vivos nos Estados Unidos ou no exterior", indicou o FBI citado pela Associated Press.
Um parque turístico
Alcatraz acabou por se tornar parte da Área de Recreação Nacional Golden State e só foi aberto ao público em 1973, uma década depois de ter sido encerrada enquanto prisão.
Segundo o serviço do parque, a ilha recebia até hoje mais de 1 milhão de visitantes por ano, sendo que os turistas chegavam de barco. Os bilhetes para os adultos custavam 47,95 dólares (aproximadamente 40 euros) e os ingressos incluíam a visita às celas onde os prisioneiros eram mantidos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".