NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Apesar de estar encerrada há cerca de 60 anos, Trump quer reabrir estabelecimento situado na baía de São Francisco para deter os criminosos “mais cruéis e violentos da América”.
Donald Trump diz ter dado instruções ao seu governo para reabrir e expandir a prisão de Alcatraz, localizada numa ilha de difícil acesso na baía de São Francisco, na Califórnia.
AlcatrazAP Photo/Noah Berger
Foi através de uma publicação na sua rede social Truth Social que o presidente norte-americano anunciou a decisão. "Durante demasiado tempo, a América tem sido atormentada por criminosos perversos, violentos e reincidentes (...) não vamos continuar a tolerar estes criminosos" disse.
"É por isso que hoje, estou a dar instruções ao Gabinete das Prisões, ao Departamento da Justiça, ao FBI e à Segurança Interna, para reabrir Alcatraz" para que possa "albergar os criminosos mais cruéis e violentos da América". Um porta-voz do Gabinete das Prisões disse num comunicado que a agência "cumprirá todas as ordens presidenciais".
A prisão de segurança máxima encerrou em 1963 porque era demasiado dispendiosa. A sua manutenção custava três vezes mais do que um estabelecimento prisional normal, além de que todos os bens, comida e até combustível tinham de ser importados de barco. Hoje em dia, apesar de ser um local turístico, a infraestrutura necessita de remodelações e a criação de novas instalações de forma a funcionar de novo.
Esta diretiva de Trump acontece numa altura em que a sua administração tem entrado em conflito com a justiça norte-americana pela aplicação de medidas de restrição de imigração severas, nomeadamente o envio de alegados criminosos de gangues para El Salvador e pela invocação de uma lei do século XVIII utilizada para deportar criminosos sem um processo jurídico.
Trump também ordenou a abertura de um centro de detenção em Guantanamo Bay, em Cuba, para prender 30 mil dos "piores estrangeiros criminosos".
Ao regressar à Casa Branca no domingo, depois de um fim de semana na Flórida, o presidente disse que a ideia surgiu após uma onda de frustração com os "juízes radicalizados" que insistiram que os deportados tivessem direito a um processo judicial antes de serem retirados dos EUA. Para ele, Alcatraz representa um "símbolo da lei e da ordem".
A prisão que é conhecida por ser impossível de escapar, devido às correntes que a rodeiam e a água fria do oceano Pacífico. Albergou alguns dos criminosos mais célebres dos Estados Unidos, nomeadamente, Al Capone e George "Machine Gun" Kelly.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.