Sábado – Pense por si

Crise no SNS afeta dezenas de hospitais. Governo pondera 35 horas semanais

Diogo Barreto
Diogo Barreto 04 de outubro de 2023 às 20:00

Semana de 35 horas, melhores salários, a nova carreira médica e formação são as propostas da Ordem dos Médicos e dos sindicatos para salvar o SNS. Governo disposto a negociar.

"O SNS está hoje à beira do colapso", avisa esta quarta-feira a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). A Ordem dos Médicos pediu uma reunião com o Governo e Pizarro deposita a sua confiança na "deontologia" dos médicos para manter urgências a funcionar. Os problemas do SNS voltam a estar no centro do debate público e as 35 horas semanais podem estar de volta à mesa de negociações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.