Uma iniciativa do ICOM - Conselho Internacional de Museus, com uma programação especial no Museu do Pão
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi estabelecido em 1977 pelo ICOM para aumentar a consciencialização pública sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, lançando a cada ano um novo tema celebrado por museus de todo o mundo. Este ano, o Museu do Pão, em Seia, associa-se a este evento internacional com uma programação alinhada com o tema definido e reforçando os laços do museu com a sociedade através de atividades culturais para todos os públicos.
O Poder dos Museus
Em 2022, sob o mote "O Poder dos Museus", destaca-se o poder dos museus para transformar o mundo, como lugares incomparáveis de descoberta que ensinam sobre o passado e abrem horizontes para novas ideias – dois passos essenciais na construção do futuro melhor. Os museus desempenham um relevante papel de intervenção na sociedade através da sua relação com a comunidade, com a cultura e com a educação.
Atividades para todos no Museu do Pão
O Museu do Pão associa-se a este evento com um programa diversificado e acessível a todos. Na noite de 14 de maio, as famílias serão convidadas a amassar o seu próprio pão, que será cozido no forno a lenha do museu, enquanto aprendem mais sobre o Pão e sobre a sua História. Cada família terá a oportunidade de cunhar o seu pão, da mesma forma que era feito no passado nos fornos comunitários, para distinguir o pão de cada família. Os cunhos, também conhecidos por pintadeiras, chaveiros ou carimbos serviam para marcar a massa antes de a levar ao forno e como símbolo de expressão popular, assumiam o papel de afirmação de famílias mais abastadas. O povo fazia as marcas na base com cunhos simples e os nobres na parte de cima do pão, com cunhos elaborados.
A 18 de maio, as escolas portuguesas do 1º e 2º ciclo serão convidadas a participar num Peddypaper em torno do tema do ciclo do Pão. Crianças dos 6 aos 12 anos de todo o país terão a possibilidade de passar um dia divertido, enquanto aprendem sobre o mais universal de todos os alimentos. Os dois eventos são gratuitos, mas de inscrição prévia obrigatória. Conheça as condições de participação em https://www.museudopao.pt/
Museu do Pão celebra o Dia Internacional dos Museus
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.